A Eduneb

PRESSUPOSTOS POLÍTICOSPEDAGÓGICOS
E EDITORIAIS

A editora universitária é um órgão suplementar, de natureza interdisciplinar, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), portanto, está a serviço do seu desenvolvimento institucional e da consolidação da sua função social que envolve:
1) Formar profissionais e cidadãos críticos, reflexivos, éticos, investigativos, comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade; 2) Produzir conhecimento mediante a pesquisa e garantir sua disseminação;  3) Apoiar, de forma solidária, por meio da extensão, a resolução dos problemas da exclusão e da discriminação social, assegurando a emancipação dos atores envolvidos.
Todas essas vertentes de ação da universidade dependem do livro, da leitura e do pensamento crítico e reflexivo, justificando, assim, a existência da editora universitária, em sintonia com o Plano Nacional do Livro e da Leitura (Decreto Federal no. 7.559/2011).

 

MISSÃO DA EDUNEB

Diante desses pressupostos, propõe-se disseminar ideias e conhecimentos por meio de publicações de qualidade, de natureza técnica, didática e científica, e difundi-las mediante ações extensionistas, inovadoras de divulgação, sensibilização de docentes, discentes e do público em geral, particularmente, nas comunidades onde estão situados os campi da universidade, fomentando a competência da leitura compreensiva e emancipatória.
Nesse sentido, compreende-se que tais pressupostos contribuem para a consolidação de uma editora cujo papel ultrapasse o âmbito da edição do livro apenas, para, a partir de um cunho profissional e dinâmico, consolidar também sua função social, permitindo novas leituras e escritas do mundo da contemporaneidade e, consequentemente, a politização e o empoderamento dos seus sujeitos.

 

Compromisso social

Consolidar-se na política acadêmica e administrativa da Universidade, uma vez que a sua atividade orienta, fundamenta, avalia e seleciona obras de qualidade e rigor científico para publicação e difusão da produção intelectual da UNEB.

 

Avanços

Desde 2016 a Editora da Uneb trabalha com lançamento de Editais com cotas de publicações destinadas a todas as áreas do conhecimento, tornando mais transparente o processo de edição de livros resultantes da produção acadêmica e científica da UNEB. Além do sistema de Editais, a  Editora da Uneb trabalha com o Selo Universalis Edições, que envolve a publicação de livros com recursos próprios do autor ou de setores da UNEB responsáveis pela obra e proponentes da publicação, ou provenientes de captação externa e/ou com distribuição gratuita, oriundas de documentos institucionais, que apresentem resultados de projetos de pesquisa, ensino (a exemplo de módulos didáticos) e extensão (a exemplo de cartilhas), e decorrentes de eventos científicos e acadêmicos.

 

Livraria universitária

Implementada em junho de 2009, a primeira Livraria Universitária da UNEB, se estabelece como ação essencial da Eduneb que prima pelo princípio de acesso ao livro e, sobretudo, pela atitude de inibição da pirataria intelectual ao disponibilizar as obras com custos abaixo do praticado no mercado. Além disto, a Livraria Universitária se constitui como um espaço para a comercialização de livros de editoras universitárias e de realização de manifestações artísticas e culturais.

Onde a Livraria se fizer presente, irá ampliar o nível de leitura dos indivíduos, instituir a cultura de ler original e não reprodução, inibir a prática de pirataria dentro da instituição e contribuir para que as pessoas possam ler e compreender a vida.