Agroecologia

DEDC - Campus Conceição do Coité

Sobre o Curso

A Agroecologia promove o manejo ecológico dos recursos naturais, por meio de formas de ação social coletiva que apresentem alternativas à atual crise de modernidade, mediante propostas de desenvolvimento participativo, desde os âmbitos da produção e da circulação alternativa de seus produtos, pretendendo estabelecer formas de produção e de consumo que contribuam para encarar a crise ecológica e social e, deste modo, restaurar o curso alterado da co-evolução social e ecológica.

Nesse sentido, o curso de Bacharelado em Agroecologia fortalece o campo, por reconhecer que este é território de vida, considerando as dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas, sobretudo. Um projeto de que se propõe a formar, sob a perspectiva da pedagogia da alternância, bacharéis em Agroecologia para atender uma população jovem e adulta de trabalhadores das áreas rurais e, constitui-se em uma ação com um largo significado na promoção da justiça social no campo, através da democratização do acesso à educação superior. É, também, oportunidade ímpar para a UNEB reafirmar o seu compromisso social, e continuar contribuindo efetivamente na implementação de novos padrões de relações sociais no campo, caracterizando-se, desse modo, em uma ação estratégica ligada ao desenvolvimento do campo numa perspectiva sustentável e emancipada, na medida em que amplia o quadro de profissionais qualificados que assegure a autonomia técnica e intelectual, nas áreas dos assentamentos e territórios rurais na sua totalidade.

O princípio metodológico do curso articula-se com a perspectiva formativa da Educação do Campo, adotando-se o Regime de Alternância enquanto tempos educativos, ou seja, organizado em dois tempos distintos, mas complementares entre si: Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC), nos quais se organizam a carga horária e a creditação descritos no Projeto Político Pedagógico do Curso.

As aulas do Curso de Bacharelado em Agroecologia, oferecido pelo Departamento de Educação do Campus XIV, serão ministradas no Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT), localizado na Fazenda Santa Izabel, zona rural de Conceição do Coité – BA. Trata-se, sobretudo, de parceria entre as duas instituições.

Turno: No período de Tempo Universidade, são 08 horas diárias – Tempo Integral

 

Objetivo geral

Formar Bacharéis em Agroecologia considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, atendendo aos príncipios agroecológicos e as diretrizes da Educação do Campo considerando os aspectos ontológicos do trabalho na formação profissional, intelectual e cultural. Cuja formação, seja baseada em conhecimentos necessários aos processos de produção e transformação da realidade do campo, comprometido com a agrobiodiversidade, a soberania alimentar e a sustentabilidade, a partir da relação e atuação, direta, com os sujeitos da agricultura familiar, camponesa, povos do campo, das águas e da floresta.

 

Objetivos Específicos

  • Garantir o acesso de sujeitos sociais vinculados à agricultura familiar a formação agroecológica em nível superior, principalmente através do ensino público e gratuito proporcionando sua inclusão no meio técnico e cientifico;
  • Formar profissionais capacitados a desenvolver projetos de cunho agroecológico, com visão crítica, para interferir e fomentar atividades coletivas que respaldem a sustentabilidade de atividades das famílias no campo;
  • Qualificar profissionais para a pesquisa e o trabalho, a partir dos princípios agroecológicos e sua aplicação nos agroecossistemas e no cotidiano social, apresentando proposições criativas, inovadoras no seu campo de trabalho;
  • Propiciar um processo formativo, a partir da Pedagogia da Alternância, em que as questões da vida cotidiana estejam integradas ao Curso por meio de ações de Trabalho, Pesquisa e Extensão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos Territórios Rurais;
  • Realizar processos formativos para a produção de sementes crioulas e o fortalecimento da agrobiodiversidade, tendo em vista a construção da soberania alimentar, nos territórios rurais do Estado da Bahia;
  • Proporcionar a relação direta com os sujeitos do campo, em sua diversidade, que possibilite o diálogo de saberes e o fortalecimento de suas lutas políticas e manifestações étnico-culturais e de gênero.

2.2 Perfil do egresso

O diplomado no Curso de Bacharelado em Agroecologia da UNEB deverá ter um embasamento técnico-cientifico, humanista, político e metodológico adequado, para que atue com base nos conteúdos da agroecologia, nas esferas: pública e privada. Também deve ter o domínio de um referencial técnico-científico e conceitual abrangente, comprometido com a construção do projeto de campo, de base agroecológica, a partir do manejo dos agroecossistemas dos Territórios Rurais e da relação e atuação com as instituições que interagem e representam a agricultura familiar, camponesa, os Povos do Campo, das Águas e das Florestas.

O/A bacharel/bacharela atua no manejo de agroecossistemas, tomando como base princípios ecológicos para se lidar com os recursos naturais e a produção da vida nos territórios rurais; orienta o cultivo de plantas e a criação de animais processo formativo do curso, considerando agrobiodiversidade, a soberania alimentar e a atuação, direta, com os sujeitos da Agricultura Familiar.

Para tanto, os eixos norteadores dos módulos orientam, os componentes curriculares e a relação teoria-prática, bem como a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, no processo de formação do Bacharel em Agroecologia contribuem para a formação de competências profissionais, estas competências são compreendidas para além da perspectiva tecnicista de formação, orientada meramente para consecução de objetivos instrucionais, e dizem respeito às competências como um processo de atualização de aprendizagens, sobre o campo de atuação, em contexto, transformando conhecimentos, habilidades e valores em saberes em uso (Macedo, 2005).

Duração do curso:

Turno: .


Infraestrutura

04 salas de aula;

04 TVs;

04 Retroprojetores;

04 Datashow;

02 Laboratórios de informática;

01 Ilha de edição;

01 Máquina fotográfica digital;

01 Filmadora;

01 Netbook.


Docentes

Luzeni Ferraz Oliveira Carvalho
Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: DE
Classe Funcional: Assistente
E-mail: lfcarvalho@uneb.br
Currículo Lattes

Maria Jucilene Lima Ferreira
Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: 40h
Classe Funcional: Adjunta
E-mail: mjferreira@uneb.br
Currículo Lattes

Rosana Mara Chaves Rodrigues
Vinculação: Efetiva
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: DE
Classe Funcional: Adjunta
E-mail: rrodrigues@uneb.br
Currículo Lattes

 

 

 

 

 

 


Estrutura Curricular


Colegiado

Coordenação

Maria Jucilene Lima Ferreira
mjferreira@uneb.br
colagroecologiacoite@uneb.br
(71) 9 9991-3536
Secretaria
 
Rodrigo Carneiro de Oliveira 
rocoliveira@uneb.br
colagroecologiacoite@uneb.br
(71) 9 9991-3536

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT/ Antiga Escola Agrícola) - Povoado de Boa Vista, nº65. Conceição do Coité - Ba. CEP: 78730-000.