02

set

Repórter: Mariana   |   Postado por: Mariana às 15:23 hrs

Audiência pública debate a presença da UNEB no Território do Sisal

A presença da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Território do Sisal foi tema da audiência pública que aconteceu na noite desta quarta-feira (28) no auditório da Câmara de Vereadores de Conceição do Coité. O evento contou com a presença de estudantes, professores e funcionários da UNEB, membros do poder público e da sociedade civil coiteense.

A diretora, Prof.ª Rosane Vieira, apresentou, através de gráficos, dados sobre o corpo docente, discente e técnico do campus de Coité, a atuação dos profissionais formados pela UNEB nos últimos anos, ressaltando que o principal mercado atendido pela universidade é a formação de professores para a educação básica. “Não dá para pensar educação básica, sem falar de ensino superior”, pontou a professora ao anunciar a chegada, em breve, de um novo curso de Mestrado Profissional em Conceição do Coité na área Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

A professora Rosana Mara Rodrigues, Coordenadora do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT), mostrou o processo de reforma da escola agrícola, espaço doado a UNEB pelo município de Conceição do Coité, e falou sobre a implantação do Bacharelado em Agroecologia com previsão de abrir vagas já no Vestibular 2020.

Atividades desenvolvidas ou vinculadas à UNEB, envolvendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Universidade Para Todos (UPT), Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI) e inclusão de pessoas com deficiência, também foram pauta do encontro.

Como encaminhamento da Audiência, foi constituída uma comissão em defesa da UNEB no Território do Sisal, composta por dois Vereadores, dois professores e dois estudantes.

Estiveram presentes no evento Perpétua Sampaio – Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Conceição do Coité, Ewerton Rios de Araújo – Ex-prefeito de Conceição do Coité, Ronalda Barreto – Coordenadora Geral da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB), Carlos Henrique Valença – Representante dos servidores Técnicos e Analistas Administrativos da UNEB do polo Coité, Saulo Cardoso – Representante Discente, Edite Faria – Representante Docente e do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal e Neila Roberta Ramos – Coordenadora Pedagógica do Programa Universidade Para Todos (UPT), polo Coité.