19

ago

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 12:32 hrs

Simpósio discutiu “O legado freiriano para a formação de professores”

ASCOM

Marla Mathielli

Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Nos dias 14 e 15/08 a UNEB, Campus XX – Brumado, realizou o I SIMPÓSIO DO CURSO DE PEDAGOGIA & 2º ENCONTRO DE TURMAS DO PARFOR/UNEB/CAMPUS XX – BRUMADO, abordando o tema “O legado freiriano para a formação de professores”.

Na noite de quarta-feira (14/08), aconteceu a Abertura Oficial com uma apresentação cultural com os discentes dos cursos de Letras e Direito. O Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB proferiu a Conferência de Abertura, discutindo o tema central do evento e relembrou a trajetória do educador Paulo Freire. O Professor Reis relatou a sua vivencia com a educação de jovens e adultos e sobre seu livro “Pedagogia Emancipatória”. 

Minicurso:“A formação de professores para os desafios da educação contemporânea na perspectiva freiriana”, com Prof. Esp. Elielson Teixeira.

Na manhã do dia seguinte ocorreram os minicursos onde os participantes puderam trocar experiências e debater sobre os seguintes temas: “As contribuições de Paulo Freire para a construção do currículo pós BNCC”, ministrado pela  Prof.ª Me. Edcleide da Silva Pereira Novais. O Prof. Esp. Elielson Teixeira discorreu sobre: “A formação de professores para os desafios da educação contemporânea na perspectiva freiriana”.

O tema “Pedagogos e emoções: trabalhando de forma lúdica os sentimentos” foi apresentado pela Prof.ª Esp. Gilma Benjoino Oliveira, no terceiro minicurso. A docente Prof.ª Esp. Kátia Quele Ferreira da Silva Rocha explicou sobre o impasse “Diferenças: o professor e a diversidade em sala de aula”. Após os minicursos, aconteceram as Sessões de Comunicações.

Oficina: “As redes sociais deram voz a uma legião de idiotas. Não seja mais um: Fake News têm consequências”, tendo como responsável a Prof.ª Me. Crislene Lisboa Girardi

Durante a tarde, o evento seguiu com a realização de três Oficinas, as quais abordaram: “A proposta da educação problematizadora no pensamento de Paulo Freire”, tendo como responsável a Prof.ª Me. Marisela Pi Rocha; “A Educação do Campo na perspectiva da diversidade cultural”, tendo como responsável a Prof.ª Me. Niltânia Brito Oliveira; e “As redes sociais deram voz a uma legião de idiotas. Não seja mais um: Fake News têm consequências”, tendo como responsável a Prof.ª Me. Crislene Lisboa Girardi.

Prof. Dr. Augusto Cardoso no I Simpósio do Curso de Pedagogia e 2º Encontro de Turmas do PARFOR

Com o tema, “A interconexão da Educação Popular com a EJA e Educação do Campo: contribuições freirianas”, a Mesa-Redonda do evento contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Edite Maria da Silva Faria, da UNEB Campus XIV-Conceição do Coité e da Prof.ª Dr.ª Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, da UNEB Campus XII. Logo após, o conferencista Prof. Dr. Augusto Cardoso fechou o evento destrinchando o tema “O legado freiriano no processo educacional guineense (Guiné-Bissau)” com um olhar guineense, seu país de origem.