23

out

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 15:49 hrs

LEPALL / UNEB realiza seu VI Seminário

ASCOM

Marla Mathielli

O  Laboratório de Estudos e Pesquisa em Alfabetização, Leitura e Literatura, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT da Universidade Estadual Da Bahia – UNEB/Campus XX promoveu nos dias 21 e 22/10 o VI Seminário do LEPALL, que contou com mesas redondas e comunicações orais. O evento tinha como objetivo promover o debate e a divulgação da produção científica, acadêmica, técnica e cultural nas áreas de Leitura, Literatura, Linguística, Educação e afins, abrangendo profissionais das respectivas áreas atuantes no Sertão Produtivo. 

No primeiro dia, a mesa redonda intitulada “Saberes docentes na produção de conhecimento em alfabetização e leitura”, ministrada pelos palestrantes docentes da UESB Drª. Vera Pacheco e Dr. Jorge Augusto Alves da Silva discutiram sobre a sonoridade e o significado na produção de conhecimento. A professora Pacheco explicou sobre o Traço Distintivo, que são trocas de palavras realizadas pelos indivíduos como chamar vassoura de “bassoura”, mulher de “muler” e óleo de “ólho”. O professor Silva falou da importância do significado lexical, que segundo ele não está ligado somente na etimologia mas também a compreensão cultural, ele explicou que o léxico brasileiro é composto pelo latim vulgar e o latim clássico. 

No dia 22, a mesa redonda composta por Drª. Joseane Silva Bittencourt, professora da UESB, e pela Ma. Talita Souza Figueredo, trabalha na Secretaria de Educação da Bahia, discutiram sobre a (des)memória da política brasileira, analisando o discurso na campanha eleitoral de 2018. Na segunda mesa redonda do dia, o assunto foi o projeto Profundanças,  que é uma antologia literária e fotográfica, criado em 2014 e já estar no seu terceiro volume. As palestrantes eram as escritoras Lílian Ameida (Docente da UNEB), Márcia Soares (Intérprete de libras no IFBA) e Yasmin Morais (estudante de Jornalismo na UFBA) a mediação ficou por conta da Professora Drª. Daniela Galdino. A palestra foi organizada diante das perguntas que Galdino realizava as convidadas.

 

Confira as fotos do evento na nossa página no Facebook.