10

dez

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 17:18 hrs

Curso de Pedagogia da UNEB Brumado realiza “Exposição: Memórias da Educação”

ASCOM

Marla Mathielli 

Na última sexta-feira (07/12) a turma do I Semestre de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia /Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XX realizou a “Exposição: Memórias da Educação”, um trabalho expositivo da disciplina História da Educação, ministrada pela Prof.ª Larissa Monique Ribeiro.

A Prof.ª Ribeiro, que estava na organização do evento, explica que o objetivo da “Exposição: Memórias da Educação” é trazer uma sistematização de todas as pesquisas que foram realizadas ao longo do semestre, com especificidades em histórias das escolas do município de Brumado, as quais foram selecionadas pelos alunos a partir de problemáticas criadas em sala de aula, demostrando assim tanto para a comunidade acadêmica como para a comunidade brumadense todos esses conhecimentos que fazem parte da memória da cidade, por meio desse resgate.

A “Exposição: Memórias da Educação” abriu com uma cultural apresentada pelos próprios alunos, a turma foi dividida em seis grupos, que pesquisaram sobre diferentes instituições de ensino.  As escolas escolhidas foram: Escola Nossa Senhora de Fátima; Escola Suzana Maria Guimalhães; Escola Santa Rita de Cássia; Centro Municipal de Educação Agamenon Santana; Proinfância Creche Casulo. Um grupo focou na história da Professora “Tia Gracinha”, apresentando a metodologia que a mesma usava a mais de 30 anos atrás. A Prof.ª Ribeiro convidou a docente Rosilene Vila Nova Cavalcante do campus da UNEB de Guanambi, para compor a banca que observou as pesquisas. 

Essa Exposição foi importante para apresentar a comunidade de Brumado o curso de Pedagogia, além expor os trabalhos que são desenvolvidos dentro da Academia. De acordo com a Prof.ª Larissa Monique Ribeiro outro ponto que esse evento veio ressaltar é o papel do professor pesquisador, que não se acomoda com o ambiente da sala de aula, mais sai a campo e traz a comunidade para dentro da universidade.