24

set

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 09:50 hrs

Colação de Grau do Curso de Pedagogia, turma de Caculé do PARFOR/UNEB/ Brumado

ASCOM

Marla Mathielli 

Novos Pedagogos

Na noite de 17 de agosto de 2019, no Cine Teatro Engenheiro Doréa, em Caculé – BA, foi realizada a Solenidade de Outorga de Grau do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XX – Brumado, em parceria com a Prefeitura Municipal da referida cidade e vinculação direta com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.

Autoridades presentes, Diretora da UNEB/Campus XX, Prefeito de Caculé, Coordenadora Geral do PARFOR/UNEB dentre outras

Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos (Diretora do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado); José Roberto Neves (Prefeito de Caculé); Mônica Moreira de Oliveira Tôrres (Coordenadora Geral do PARFOR/UNEB); Adailde Fernandes Cruz Teles (Secretária de Educação e Cultura de Caculé); Maria Angélica Rocha Fernandes (Coordenadora Local do Curso no período 2016-2017); e Lucas dos Santos Porto (Coordenador Local do Curso no período 2018-2019).

A turma que colou grau tinha sete professores-alunos, todos eles vinculados à Rede Municipal de Educação caculeense. O curso teve início em março de 2016, com aulas presenciais, realizadas na própria cidade de Caculé e foi uma grande conquista para a melhoria da educação no município, uma vez que proporcionou uma excelente formação aos profissionais matriculados, os quais, sem dúvidas, levam para as suas salas de aulas, todo o aprendizado adquirido e faz com que a sociedade melhore em todos os aspectos.

Professores-alunos vinculados à Rede Municipal de Educação caculeense

Para quem não sabe, o PARFOR é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em colaboração com as Secretarias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Em sua segunda etapa de oferta de cursos vinculados ao PARFOR/UNEB, o DCHT abriu sete novas turmas, atendendo seis cidades da região, a saber: Aracatu, Caculé, Caraíbas, Érico Cardoso e Guajeru, com o curso de Pedagogia; e Boquira, com os cursos de Artes Visuais, Letras – Língua Inglesa e Matemática. Atualmente, o programa atende em torno de 130 profissionais da Educação Básica.

Vale lembrar ainda que a instituição já formou outras turmas, sendo atendidos educadores das cidades de Guajeru, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras e Rio do Antônio, dentre outros. Entre os anos de 2010 e 2016, foram graduados 138 profissionais da Educação Básica lotados em diversas secretarias de educação municipais do Sudoeste baiano, sendo 20 professores de Sociologia, 19 professores de Letras Vernáculas e 99 professores de Pedagogia.

Chegando à conclusão de cinco dos sete cursos iniciados em março de 2016, Caculé é a primeira cidade a realizar a Colação de Grau dos seus alunos. Os demais cursos terão suas formaturas realizadas entre setembro e dezembro do corrente ano.

A seguir, deixamos à disposição o registro fotográfico do evento promovido em Caculé: