28

jun

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 10:26 hrs

Campus XX tem dois cursos reconhecidos

ASCOM

Marla Mathielli

UNEB/ Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/ Campus XX/ Brumado

O Campus XX da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, localizado em Brumado, está em ritmo de comemoração, pois, recentemente, foram publicadas dois atos oficias de reconhecimento de cursos ofertados na instituição.

No dia 27 de junho de 2019, o Conselho Estadual de Educação – CEE, através de publicação feita no Diário Oficial do Estado da Bahia – DOE, trouxe o reconhecimento do Curso de Bacharelado em Direito. Este ato é resultado de grandes lutas travadas por representações importantes dos corpos Docente, Técnico e Discente, que não mediram esforços para o alcance dessa vitória.


Implantado no ano de 2012, o Curso de Bacharelado em Direito ofertado em Brumado formou a sua primeira turma em julho de 2017. Já em 2018, a UNEB recebeu a visita de uma comissão instituída pelo CEE, a qual verificou documentos, espaço físico, biblioteca e demais equipamentos essenciais ao bom funcionamento da graduação, além de ter conversado com estudantes, professores e funcionários da Universidade, quando puderam comprovar, in loco, a qualidade da formação ofertada ao seu público-alvo. Tal constatação trouxe como fruto o reconhecimento oficial do curso e, de forma definitiva, permite à UNEB emitir o tão sonhado diploma de formação em Direito para cada sujeito que passa pelos bancos do Campus XX.


Além do reconhecimento citado acima, vale ressaltar que, há poucos dias, a UNEB de Brumado também teve reconhecido pelo CEE o Curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado a professores-alunos do município de Aracatu, através de parceria com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. A instituição tem se tornado, ao longo da sua existência na cidade de Brumado, um importante centro de formação de professores, com inestimável contribuição dada às redes de educação em toda a região abrangida pelo Campus XX da UNEB.


Portanto, as notícias atuais só vêm demonstrar a importância das ações desenvolvidas pela UNEB de Brumado, uma vez que retratam um cenário de reconhecimento feito por órgãos externos à Universidade e que cumprem o papel de fiscalizarem a qualidade da Educação de Nível Superior ofertada pelas universidades de modo geral.