23

abr

Repórter: eporto   |   Postado por: eporto às 15:07 hrs

Biblioteca Campus XX realiza Projeto de Preservação

ASCOM

Marla Mathielli

 Biblioteca Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes – Campus XX

Para que a biblioteca possa se transformar em um espaço de formação de leitores, é fundamental que o acesso ao acervo seja democratizado. O manuseio, acaba gerando um desgaste natural dos livros, atrelado ao mau uso, diminui significativamente, a sua vida útil. Em virtude disso, a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, Campus XX – Brumado por meio da Biblioteca Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes realiza todos os anos o projeto “Preservando o conhecimento”, que visa orientar e sensibilizar os usuários no uso correto e na preservação de acervos.

A coordenadora Salete Fausto orienta os discentes.

Para melhor auxiliar os frequentadores da Biblioteca a UNEB criou o SISB (Sistema Integrado de Bibliotecas), que oferece apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão de docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UNEB.  No momento da pesquisa os estudiosos conta com a ajuda do Sistema Pergamum, que faz uma varredura no acervo dos 24 campus da UNEB. A Biblioteca do Campus XX permite o empréstimo de notebooks para viabilizar estudos e pesquisa.

Discentes do curso de Pedagogia 2019.1

O Projeto “Preservando o conhecimento” tem um impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica para os cuidados necessários à conservação dos livros, visando incentivar práticas de manuseio que não provoquem o desgaste do acervo da biblioteca, resguardando também o patrimônio cultural e científico que os livros representam.