Expotudo

Assessoria Especial de Cultura e Artes

Expotudo

O projeto EXPOTUDO representa as ações do PROGRAMA SERTÃO MAR, hoje ASCULT, iniciado em 2010 e coordenado pelos professores Isa Trigo e Ricardo Freitas, que visa qualificar as ações em cultura e em arte na UNEB.

A EXPOTUDO, como o próprio nome já diz, é uma grande exposição que reúne, nos diversos espaços do Campus I da UNEB, no Cabula, ações culturais, acadêmicas e artísticas realizadas pelos estudantes, professores e técnicos dos diversos campi da instituição e também da comunidade de seu entorno.

 

DO SERTÃO AO MAR, DO MAR AO SERTÃO

A  EXPOTUDO realizou sua primeira edição em novembro de 2010 na UNEB, Campus I, Salvador. O evento, coordenado pelas professoras Isa Trigo e Marcea Sales, através do projeto “Do sertão ao Mar, do Mar ao Sertão – ações em artes e cultura na UNEB”, teve apoio de órgãos de cultura de Salvador e instâncias comunitárias. Com entrada gratuita, a programação  contemplou apresentações e mostras de oficinas artísticas, além de exposição do processo criativo da HQ “Tudo com Farinha”.

Fonte: https://www.salvadornoticias.com/2010/11/expotudo.html

 

A segunda edição aconteceu em dezembro de 2011, também enquanto parte das ações do projeto “Do sertão ao Mar, do Mar ao Sertão – ações em artes e cultura na UNEB”. Com uma vasta programação cultural, na Universidade (campus I – Salvador) e fora dela, a exemplo de espaços como a livraria Cultura,  o evento contou com exibição de vídeos, apresentações de pilates, dança, teatro e música, além do lançamento da edição nº 05 da HQ “Tudo com Farinha – A saideira”.

 

Em setembro de 2012, a terceira edição da EXPOTUDO contou com a exibição do filme “Maracatu Atômico Kaosnavial”, dirigido por Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso, seguido de um bate-papo sobre o filme com o diretor Afonso Oliveira, o cantor e compositor Jorge Mautner e a professora Isa Trigo. A programação contou com mostra dos cursos de teatro (dirigido por João Lima), dança (dirigido por Aline Rosas) e baobá (sob a regência de Doudou Rose Thioune), apresentação musical com o Samba Filhos de Ilê Assipá, além da exibição de vídeo relatório do NART/Sertão Mar e show de encerramento com Jorge Mautner, mestre Zé Duda, Afonjah e Maracatu Estrela de Ouro. Essa edição da EXPOTUDO caracterizou-se, também, por ter sido o evento de abertura do semestre 2012.2, da UNEB campus I, Salvador. 

 

IV EXPOTUDO

VEJA VOCÊ

Intitulada de “Veja Você”, a quarta edição do evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de outubro  de 2015, em todo o campus da UNEB, no Cabula. Reuniu expressões artístico-culturais de diversos campi da universidade, além de toda comunidade adjacente ao Cabula, oferecendo programação gratuita com música, teatro, poesia, dança, mostra fotográfica, cinema e muitos outros.

 

V EXPOTUDO

SEM VOCÊ MEU AMOR, EU NÃO SOU NINGUÉM

A V EXPOTUDO apresentou uma programação cultural e artística gratuita e aberta a toda comunidade, de 2 a 4 de maio deste ano, no CAMPUS I da universidade, em Salvador. Com o tema “Sem você meu amor, eu não sou ninguém” o evento teve como objetivo a realização de ações artísticas e formativas na área cultural, dando visibilidade a processos realizados dentro dos campi da instituição e também da comunidade.