Estudantes de instituição acadêmica alemã visitam centro de pesquisa em Robótica da UNEB, no Campus de Salvador

Estudantes de instituição acadêmica alemã visitam centro de pesquisa em Robótica da UNEB, no Campus de Salvador
A visita dos estudantes reservou demonstração das produções científicas do Acso da UNEB

Com objetivo de promover troca de experiências e conhecimento, estudantes dos cursos de Ciências da Computação e de Engenharia Elétrica da Ostfália University visitaram o Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB, localizado no Campus I da instituição, em Salvador.

Docentes Josemar Rodrigues (UNEB) e Denise Disk (Ostafalia University) estiveram presentes na visita

A visita, realizada entre os dias 13 e 17 de setembro, reservou demonstração das produções científicas do Acso, campeonato de robô de sumô e de futebol, palestras sobre competições científicas e apresentação do projeto de Iniciação Científica Junior de robótica da UNEB.

“O principal objetivo dessa visita é promover a rede de relacionamentos entre professores e estudantes da Ostfalia University e a UNEB. A partir dessa convivência, estamos mostrando do que a nossa Universidade é capaz de produzir cientificamente na área da robótica. Receber a visita dos estudantes da Ostfalia é muito importante porque eles vêm conhecer como desenvolvemos nossas produções científicas e também firmar parcerias em projetos de pesquisa ligados à robótica”, ressaltou o coordenador do Acso, Josemar Rodrigues.

Discente Kilian Kozal destacou a importância de troca de experiências com estudantes da UNEB

Acompanhando os discentes da Ostafalia University, a docente Denise Disk ressaltou o motivo da vinda à UNEB. “Estamos aqui criando uma parceria entre as duas universidades para promover intercâmbios. Queremos receber estudantes da UNEB e enviar nossos discentes para cá, para que conheçam a UNEB e a cultura da Bahia e do Brasil. Da mesma forma, queremos receber os estudantes da UNEB na nossa instituição, possibilitando que eles conheçam a cultura alemã”, disse a professora.

Estudante do curso de Ciências da Computação da Ostfália University, Kilian Kozal, salientou a importância de visitar a UNEB. “É muito importante essa troca de conhecimento e experiências com os estudantes da UNEB para descobrirmos as produções científicas dos nossos colegas, além de termos a oportunidade de conhecermos a cultura baiana, a vida fora da universidade, e também o sistema educacional do Brasil, que é um pouco diferente do sistema educacional alemão”, pontuou o discente.

Gabriele ressaltou que a visita dos estudantes da Ostfalia University é uma experiência enriquecedora

Para a discente do curso de Sistemas da Informação da UNEB, Gabriele Carvalho, receber estudantes de outros países é uma experiência enriquecedora. “Nós conseguimos identificar como outras pessoas estão trabalhando e pesquisando. Podemos trocar informações, ver o que eles pensam sobre determinados assuntos e compartilhar nossas ideias também. É muito interessante porque eles trazem muitas coisas diferentes e nós também conseguimos contribuir, falando não apenas sobre a universidade, mas também sobre nosso grupo de pesquisa”, contou a estudante.

A vista foi acompanha da também da equipe da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) da UNEB.

Fundada em 1971, a Ostafalia University é uma universidade de ciências aplicadas localizada na Alemanha. A Ostfalia oferece uma ampla gama de programas acadêmicos em diversas áreas, incluindo engenharia, negócios, ciências sociais e saúde. Além disso, a instituição mantém diversas parcerias internacionais e colaborações científicas com outras universidades ao redor do mundo.

Texto: Danilo Cordeiro/Ascom. Fotos: Danilo Cordeiro e Antônio Carvalho/Ascom