Debater, unir e organizar por um modelo mineral soberano e popular. Esse é o objetivo do 1º Encontro Estadual do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM-BA), que será realizado entre os dias 14 e 17 de junho.
O evento será sediado no Centro de Treinamento (CTN), localizado na avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, nas proximidades do Parque de Exposições, em Salvador.
A primeira edição do encontro visa compartilhar os desafios da luta do povo na mineração, fortalecer a unidade e a solidariedade entre as populações afetadas, entidades parceiras e a sociedade civil e trazer à luz um debate sobre a forma como a mineração tem expandido suas atividades no estado.
A iniciativa tem como intenção potencializar as ações que já vêm sendo organizadas nos territórios atingidos pela mineração, onde atuam uma diversidade de organizações em parceria com as comunidades.
A programação do encontro contará com debates sobre os desafios estratégicos da soberania popular da mineração, análise da conjuntura sobre a mineração no estado, os desafios da tática do MAM, e Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) sobre a prática da mineração na Bahia.
Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – O MAM é um movimento que defende o fortalecimento da organização popular e da unidade para debater com a sociedade as bases de um novo modelo para a mineração, onde as populações tenham o direito de decidir sobre seus territórios e a produção das riquezas atenda aos interesses do povo baiano.
Os membros do MAM-BA fazem parte do Conselho Comunitário do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (Caecdt) da UNEB.