UNEB
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior da Bahia, fundada em 1983 e mantida pelo governo estadual por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), está presente geograficamente em todas as regiões baianas, estruturada no sistema multicampi.
A população da UNEB soma mais de 30 mil pessoas, entre estudantes e servidores docentes e técnicos, que mobilizam o potencial inovador do povo baiano, através da pesquisa, do ensino e da extensão.
A UNEB tem como missão a produção, difusão, socialização e aplicação do conhecimento nas diversas áreas do saber, sempre visando à formação integral do cidadão e o desenvolvimento das potencialidades econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, artísticas e literárias da comunidade baiana.
MULTICAMPIA
A dimensão de nossa estrutura e a abrangência de nossas atividades estão diretamente relacionadas à missão social que desempenhamos. A UNEB possui 31 departamentos instalados em 27 campi: um sediado na capital do estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em importantes municípios baianos, nos diversos territórios de identidade.
Na graduação, oferecemos ao estudante a oportunidade de explorar essa diversidade cultural e acadêmica ao permitir cursar disciplinas em outros campi da UNEB ou, ainda, em outras universidades conveniadas ao nosso Programa de Mobilidade Discente.
GRADUAÇÃO E PÓS
Estamos comprometidos com a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade na graduação e na pós-graduação. Atualmente, oferecemos mais de 200 opções de cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD). E continuamos ampliando a nossa oferta de cursos, tendo em vista as potencialidades e especificidades de cada localidade na qual a UNEB está presente, aprofundando o diálogo com as comunidades locais, de modo a atender as demandas de crescimento regional sustentável.
A nossa presença multiterritorial levou a pós-graduação para cidades do interior baiano, ampliando e qualificando o percurso formativo da população que vive fora do eixo da capital. Atualmente, a UNEB dispõe de 29 programas de pós-graduação stricto sensu, com 30 cursos de mestrado e doutorado, formando profissionais em diferentes áreas do conhecimento, estimulando e fortalecendo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em toda a Bahia.
PESQUISA
A UNEB desenvolve importantes pesquisas em todas as regiões em que atua, com projetos de vanguarda acadêmica em diversas áreas, como robótica, jogos digitais, geoprocessamento e astrofísica, com os quais conquistamos premiações e o reconhecimento nacional e internacional.
Investimos continuamente na implantação e consolidação de centros de pesquisas fortes, com atuação nas mais diversas áreas do conhecimento. Atualmente, são 16 centros de pesquisas que desenvolvem estudos científicos em conformidade com a nossa lógica multiterritorial.
Temos um fortalecido Programa de Iniciação Científica, desenvolvido com o objetivo de estimular o pensamento científico e a criatividade, além de proporcionar aos discentes uma orientação contextualizada com apoio de pesquisadores experientes, permitindo que conheçam e aprofundem seus conhecimentos sobre técnicas e métodos científicos.
EXTENSÃO
Além dos campi, a UNEB está presente em todas as microrregiões e na quase totalidade dos 417 municípios do estado, por intermédio de programas e ações extensionistas em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria pertencente a segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos, a exemplo dos assentados, acampados, indígenas, detentos, quilombolas, mulheres, crianças e adolescentes em situação de risco..
Nossas ações extensionistas têm como base o princípio da construção coletiva de saberes voltados para as demandas sociais emergentes. São desenvolvidos diversos projetos extensionistas, distribuídos nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia de produção e trabalho. Ofertamos aos alunos, anualmente, centenas de bolsas de iniciação à extensão.
INCLUSÃO
Em 2002, a UNEB foi pioneira ao implantar o sistema de reserva de 40% das vagas para candidatos negros. Atualmente, nossa política de cotas é uma das mais representativas do Brasil, com reserva de vagas para negros e sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, além de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
Nossos programas de ações afirmativas buscam promover práticas de equidade, indistintamente, a todas as diversidades: étnico-raciais, culturais, de gênero, de geração/faixa etária, de inserção territorial-geográfica, de condições físicas e/ou históricas desvantajosas e outras, que compõem o quadro de estudantes, professores e servidores técnicos e administrativos em todos os departamentos da universidade.
Temos o compromisso de oferecer condições adequadas para que nossos estudantes, sobretudo aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, possam realizar e integralizar suas atividades acadêmicas, tendo assim o direito à educação garantido. Para isso desenvolvemos continuamente ações de fortalecimento da nossa política de assistência e permanência estudantil.
COMPROMISSO
Com o apoio de sua comunidade acadêmica, dos muitos parceiros e da sociedade, reafirmamos, a cada dia, nosso compromisso de continuar trilhando o caminho que alia a excelência acadêmica à nossa missão social, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeducacional e econômico da Bahia e do país.
Aqui a educação é pública, gratuita, democrática, inclusiva e autônoma!