UNEB divulga módulo provisório de IA do SEI Bahia para testes até 30 de setembro

UNEB divulga módulo provisório de IA do SEI Bahia para testes até 30 de setembro

A Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), por meio do Escritório de Processos e Projetos (EPP), informa que a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Coordenação do SEI Bahia, disponibilizou, em caráter provisório, o módulo de Inteligência Artificial (IA) do sistema para testes pelos usuários da Universidade.

A funcionalidade estará disponível no período de 17 a 30 de setembro de 2026, ou até que seja atingido o limite da franquia disponibilizada pela Microsoft para esta etapa de testes.

A disponibilização temporária tem como objetivo possibilitar que os usuários conheçam e testem os recursos de IA incorporados ao SEI Bahia, ao mesmo tempo em que a SAEB poderá mensurar o consumo da ferramenta pelos diferentes órgãos e subsidiar os estudos técnicos relacionados à eventual contratação definitiva da solução.

Participação dos usuários

Durante o período de testes, os servidores e demais usuários que tenham acesso à funcionalidade poderão participar dessa etapa, utilizando os recursos disponibilizados e contribuindo, por meio do uso efetivo da ferramenta, para o levantamento de informações sobre sua utilização no âmbito da administração pública estadual.

A participação nesta etapa permite que os usuários conheçam diretamente as funcionalidades disponíveis e avaliem sua aplicação nas atividades realizadas por meio do SEI Bahia. A utilização deve observar as orientações de segurança da informação, as regras de acesso ao sistema e a necessidade de supervisão humana sobre os resultados produzidos pela IA.

Para orientações sobre o uso da funcionalidade, consulte o Manual do Usuário do SEI IA:
Manual do Usuário do SEI IA

Principais funcionalidades disponíveis na versão 1.0 do SEI IA:

  • Assistente baseado em Inteligência Artificial (IA): recurso que permite realizar, com supervisão humana, atividades como análise, tradução e revisão de documentos, elaboração de resumos e produção de conteúdos, entre outras possibilidades. A ferramenta utiliza uma interface de interação por chat e observa as regras de acesso do SEI e os requisitos de segurança da informação aplicáveis.
  • Recomendação de processos similares: apresenta processos considerados similares ao processo em análise, para consulta opcional do usuário.
  • Recomendação de documentos similares: auxilia na localização de conteúdos relevantes, apresentando documentos relacionados ao conteúdo consultado.
  • Classificação de processos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): funcionalidade que permite a classificação dos processos segundo os ODS, com previsão de recursos futuros de sugestão baseada em IA, sempre sujeitos à validação manual.

A participação dos usuários nesta etapa de testes contribui para a produção de informações sobre o funcionamento e o uso da ferramenta no âmbito da administração pública estadual, subsidiando a avaliação da solução pela SAEB.

Escritório de Processos e Projetos (EPP)
Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

O post UNEB divulga módulo provisório de IA do SEI Bahia para testes até 30 de setembro apareceu primeiro em Agência de Comunicação.