Programa Universidade para Todos (UPT) vai ofertar mais de 20 mil vagas em 2025; inscrições começam na terça-feira (18)

Programa Universidade para Todos (UPT) vai ofertar mais de 20 mil vagas em 2025; inscrições começam na terça-feira (18)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, hoje (14), o Edital de Seleção para estudantes/cursistas da edição 2025 do Programa Universidade para Todos (UPT).

A iniciativa é voltada para fortalecimento da preparação pré-vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes das redes públicas e egressos (pessoas que concluíram nos anos anteriores).

O período de inscrição será aberto na próxima terça-feira (18) e segue até o dia 27 de março. Para participar do processo seletivo, os interessados devem inscrever-se, exclusivamente, pelo site upt.educacao.ba.gov.br. Serão ofertadas 20.110 vagas, das quais 13.400 estarão sob responsabilidade da UNEB.

O candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse (presencial, não presencial ou híbrida), podendo escolher até duas opções de vaga. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha.

Estão aptos para concorrer à oportunidade:

Estudantes regularmente matriculados, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular (ou 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio) estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes;

Egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia (aqueles que já concluíram em qualquer período);

As vagas serão distribuídas em 358 polos de funcionamento, nos 27 territórios de identidade, em 218 municípios baianos.

A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação. De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá em 28 de março, às 9h, sob a coordenação do UPT/SEC.

Serão matriculados automaticamente no Programa UPT 2025 os candidatos selecionados e classificados que atenderem aos requisitos do programa. O pleiteante deverá acessar o link upt.educacao.ba.gov.br, com o seu login e senha, no próximo dia 9 de abril, para conferir o resultado.

As aulas do UPT vão iniciar no próximo dia 14 de abril, com o suporte, este ano, de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários, 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

DICAS:

– Faça o seu cadastro no sistema e valide o seu perfil através do e-mail informado;

– Se você é concluinte do Ensino Médio ou do Ensino Profissional, preencha os seus dados e verifique se os seus documentos aparecem automaticamente. Essa é uma novidade possível pela integração dos sistemas da Educação da Bahia;

– Na hora de escolher o seu polo, verifique o mais próximo da sua residência (para oferta presencial ou híbrida) ou aponte algum da modalidade não presencial (as turmas serão definidas igualmente por sorteio);

– Apresente a sua documentação conforme solicitado pelo sistema, ela será utilizada para a sua matrícula automática, caso seja aprovado.

Universidade para Todos (UPT)

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação, executada por Universidades Públicas, que visa fortalecer a política de acesso à Educação Superior. Em outras palavras, é o maior curso pré-vestibular e Enem gratuito do estado.

São instituições executoras do UPT: a UNEB, as Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), e as Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (Ufsb), e da Bahia (Ufba).

O UPT é composto por três etapas independentes e complementares, envolvendo a mobilização de inscrição para os processos do Exame Nacional de Ensino Superior (Enem), do Sistema de Avaliação da Educação Básica  (Saeb), dos exames de vestibular e demais formas de ingresso à universidade; o fortalecimento das aprendizagens e a preparação do estudante; e a formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência.

As ações pedagógicas do UPT consistem em aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato, a exemplo de aulões, simulados, giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento.