A UNEB foi destaque em um dos espaços disponibilizados ao público na 8ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador.
O evento, realizado entre os dias 7 e 11 de agosto, reuniu mais de 600 atividades gratuitas, entre mesas, lançamentos de livros, rodas de conversa, bate-papos, oficinas, saraus, programação infantil, shows musicais, ações de acessibilidade e sustentabilidade.
A Editora da UNEB (EdUNEB) representou a Universidade com o lançamento de três importantes obras literárias. A participação da instituição é fruto da união das editoras universitárias com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu).
“É importante a participação da EdUNEB, na medida em que expomos livros produzidos por professores, pesquisadores, técnicos e discentes da Universidade. Os livros são frutos de pesquisas científicas de qualidade e são apresentados à sociedade por meio desses eventos literários, propiciando a divulgação do que se faz dentro da UNEB. Considero relevante estarmos fazendo essas exposições e vendas das nossas produções a preços módicos, porque nas feiras literárias procuramos facilitar ao máximo o acesso a esse material coproduzido”, destacou a coordenadora da EdUNEB, Elisângela Santana.
Presente no evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB, Gabriela Pimentel, também ressaltou que “a participação da Universidade traz referência literária para a comunidade externa e ratifica a relevância da instituição, principalmente em eventos literários como a Flipelô”. disse a gestora e uma das organizadoras da obra “40 anos de Ensino na UNEB: Práticas Educativas em Territórios da Bahia”.
Também fazendo parte da publicação que abre reflexão sobre as quatro décadas de atuação da UNEB no ensino superior da Bahia, o professor Elizeu Cruz celebrou a exposição do livro no evento. “É uma alegria o nosso trabalho de organização estar na Flipelô, de um material que destaca os 40 anos da Universidade que tem ocupado diferentes territórios do estado da Bahia, levando ensino superior de qualidade, numa perspectiva inclusiva da diversidade”, comemorou.
A docente Andrea Santos, uma das escritoras do livro “Curricularização da Extensão: diálogos formativos entre a universidade e a comunidade”, também frisou a alegria de ver a obra ser lançada na festa literária. “É um momento de celebração, de um trabalho coletivo, porque esse livro é resultado realmente da expressividade da extensão curricularizada na UNEB. Então, os autores ressaltam suas experiências, vivências e, principalmente, seus percursos metodológicos e teóricos sobre a curricularização da extensão, que vai fomentar muitas outras experiências na universidade”, contou a professora e também atual diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da instituição, em Juazeiro.
Autora da publicação “Memórias de mundos infames: subalternidades e (re)existências negras no Recôncavo Sul da Bahia”, a docente Edinelia Souza salientou o orgulho de participar da Flipelô. “É grande a felicidade de participar dessa feira, evento de grande proporção e representação. Muito significativo que estejamos lançando o nosso livro, expondo o nosso trabalho para um público maior”, disse a escritora do livro, coeditado em parceria com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).
Esta edição da Flipelô homenageou o cantor, poeta e compositor Raul Seixas. De acordo com a organização, nos cinco dias de extensa programação passaram pelo Centro Histórico de Salvador aproximadamente 250 mil pessoas para prestigiar o evento.
Texto e fotos: Danilo Cordeiro/Ascom
O post Produções literárias da UNEB ganham destaque na 8ª Festa Literária Internacional do Pelourinho apareceu primeiro em Agência de Comunicação.