UNEB organiza dois importantes eventos da área de urbanismo; submissão de trabalhos até 31/07

UNEB organiza dois importantes eventos da área de urbanismo; submissão de trabalhos até 31/07

A UNEB, por meio do curso de bacharelado em Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet), do Campus I, em Salvador, está organizando mais uma edição da Semana de Urbanismo (Semur) e do Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA), que, este ano, serão realizados simultaneamente nos dias 5 a 8 de novembro, no campus da universidade.  

A XVIII Semur & urbBA[24] está com chamada de trabalhos, para comunicação oral ou pôster, aberta até próximo dia 31 de julho.

A submissão destina-se a trabalhos originais e inéditos, de inscrições individuais ou coletivas, devendo ser efetivada exclusivamente por formulário online próprio. Dúvidas e consultas podem ser enviadas ao e-mail semururbba.submissao@gmail.com.

Trazendo como temática geral “Imagens e práxis urbanas: racismo, desigualdade e ação política“, os eventos, segundo os organizadores, visam “reescrever – a partir de discussões, atravessamentos e compartilhamentos – as estratégias de luta contra o racismo e as desigualdades, legitimando esses espaços de discussão, como espaços de reconciliação e de ação política”.

A programação e convidados serão divulgados brevemente. As inscrições para participar dos eventossão gratuitas e já estão abertas, também por formulário online próprio. Serão emitidos certificado de participação.

De acordo com o coordenador-geral da XVIII Semur & urbBA[24], João Pena, professor do curso de Urbanismo e do Proet (UNEB), “debater o racismo e a desigualdade, assim como pensar a ação política, são exigências fundamentais para as aspirações de uma sociedade mais justa, diversa e menos desigual.

“Esperamos ter a participação de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, técnicos e técnicas de planejamento urbano e regional, movimentos e coletivos sociais urbanos, ONGs, lideranças comunitárias e agentes do poder público ou privado, entre outros agentes sociopolíticos, para a promoção de um debate crítico e propositivo acerca de temas de enorme interesse social”, destaca o coordenador-geral.

A primeira edição da Semur ocorreu em 2001; a do urbBA em 2011. Os eventos contam com o apoio dos grupos de pesquisa Lugar Comum e ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Acesse:
XVIII Semur & urbBA[24] (site geral)
submissão de trabalhos (até 31/07)
inscrição para participar (aberta)
@semur_urbba (Instagram)

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagem: Divulgação.