Equipe Acso/BahiaRT da UNEB vai representar o Brasil em evento mundial de IA e robótica na Holanda: 15 a 22/07

A equipe Bahia Robotics Teams (BahiaRT), do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB, vai representar o Brasil na RoboCup2024, a ser realizada entre os dias 15 e 22 de julho em Eindhoven, na Holanda. 

A RoboCup, também conhecida como Copa do Mundo de Robôs, é a maior competição científica internacional nas áreas de inteligência artificial (IA) e robótica. O evento reúne universidades, escolas, empresas e pesquisadores de vários países em torno de desafios a serem vencidos por robôs autônomos.

Nessa edição, a equipe Acso/BahiaRT irá disputar os desafios da Liga de Futebol de Robôs Simulados 3D, em que são projetados robôs (que vão ser criados nos próximos 5 a 10 anos) em um simulador tridimensional. Então, os times são desafiados a criar a inteligência artificial para controlar os robôs.

Estudantes e professores da UNEB formam a equipe BahiaRT/Acso: muitas conquistas para a universidade.

Essa competição ocorrerá como um torneio de futebol tradicional, semelhante a uma Copa do Mundo. Além dos jogos de futebol, desafios técnicos específicos são disputados, visando o desenvolvimento da tecnologia e da ciência em torno da inteligência artificial robótica.

A segunda participação da equipe BahiaRT nessa edição do evento será com um projeto oriundo do programa de Iniciação Científica Júnior da UNEB.

Nesse desafio, a equipe precisa programar um robô para localizar e resgatar vítimas em um cenário de desastre, apresentando num simulador computacional.

A simulação prepara os estudantes a terem o primeiro contato com programação avançada de robôs e IA, propiciando uma formação sólida que permitirá seu ingresso na vida universitária com melhor preparo.

Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Colégio da Polícia Militar (CPM) do estado, por estudantes do ensino médio, sob orientação dos docentes Ana Mascarenhas e Josemar Rodrigues, pesquisadores do Acso, que se qualificaram para representar o Brasil na liga RoboCup Junior Rescue Simulation.

A equipe BahiaRT do Acso participa da RoboCup desde 2007. O time da UNEB já esteve entre os quatro melhores na competição mundial de futebol de robôs por quatro vezes e, em pelo menos duas vezes, ficou entre os cinco melhores. (Veja premiações conquistadas pela equipe.)

Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem: Anderson Freire/Ascom.