O estudante Engel da Cruz Silva Lima, do curso de História ofertado pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, foi aprovado no edital do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul – edição Moçambique.
Iniciativa dos ministérios da Igualdade Racial (MIR) e da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), sediada na capital da República de Moçambique, o certame selecionou 50 estudantes de licenciaturas de instituições de ensino superior (IES) do Brasil.
O programa se destina a pessoas pretas, pardas e/ou quilombolas da rede pública de ensino, que estejam regularmente matriculadas em cursos de licenciatura ou sejam docentes da educação básica.
Natural do município baiano de Ichu, Engel Lima estudou em colégio público antes de ingressar na UNEB. O estudante e outros colegas, que participam do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na universidade, foram incentivados a concorrerem no Caminhos Amefricanos pelas docentes Joceneide Cunha, coordenadora do Pibid, e Iris Oliveira, do curso de História.
“Nesse processo, a professora Joceneide Cunha fez um trabalho incrível de estímulo e elevação da autoestima dos discentes, mostrando que era possível serem selecionados e os orientando no preenchimento da documentação. Entendo que essa vitória de um estudante negro, da cidade de Ichu, no interior da Bahia é também da nossa comunidade unebiana”, destacou a docente Iris Oliveira.
O resultado do edital foi publicado em maio passado e os estudantes selecionados vão começar as atividades do intercâmbio para a cidade de Maputo a partir de agosto.
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagem: Divulgação.